13.07.2016

“A Mais Destemida”

  • nasima-1
  • nasima-4
  • nasima-5
  • nasima-2
  • nasima-3

Assim foi nomeado o documentário (The Most Fearless) que conta a história de Nasima Akter, surfista pioneira de Bangladesh. Aos 7 anos de idade, foi expulsa da casa dos pais por negar se prostituir, na intenção de aumentar a renda da família. Sem onde morar, encontrou uma comunidade de surfistas em Cox’s Bazar, onde aprendeu a pegar ondas.

Num país muçulmano conservador onde mulheres não podem usar trajes de banho e são criticadas até mesmo por nadar em público, a jovem Nasima Akter passou a se destacar ganhando várias competições locais e passando de pioneira à sobrevivente, além de inspirar outras garotas bengalesas. E assim, sua trajetória chamou a atenção do diretor californiano Heather Kessinger, que dirigiu o filme-documentário citado logo no início do post! Ele conta que “Nasima quer ser uma boa esposa muçulmana e respeitada por sua comunidade, mas ela não está nem um pouco disposta a abrir mão do seu sonho de ser surfista profissional por isso. (…) Ao contar a própria história, ela está quebrando barreiras para que outras garotas façam o mesmo

Ah! Aproveito pra finalizar o post mencionando que encontrei um projeto muito legal chamado Brown Girl Surf, idealizado por uma surfista indiana chamada Farhana Huq. A principal intenção é realizar programas que apresentem o surfe para meninas que tem problemas parecidos com os de Nasima e buscam no esporte uma segunda chance para viverem. :heart:

Fontes: Marie Claire / Hypeness / Longarina / PhotosF

Categorias: Arte